[RESENHA] O DIÁRIO DA PRINCESA – Meg Cabot

download

Terça-feira, 10 de Janeiro

Meu quarto

Oi, estou bem! Na verdade, não estou. A minha mãe acha que eu não me expresso o suficiente, então me deu esse blog para que eu pudesse escrever alguns textos.

Eu não falo muito sobre o que eu penso? Bem, aqui está o que eu estou pensando agora: COMO ELA PODE FAZER ISSO COMIGO?

Escrever um livro tão envolvente, criar uma personagem principal com a qual eu me envolvi tanto, me deixar com um sorriso bobo sempre que escuto sobre o livro…

A série “O diário da Princesa” é extremamente importante para mim, e conseguiu marcar a minha transição para a adolescência de uma forma maravilhosa. Assim, nada mais justo

que a minha primeira “resenha” no blog (Me perdoem, mas no final esse texto será mais uma homenagem onde eu acabo implorando para vocês lerem o livro, que uma resenha propriamente dita.) seja sobre o primeiro livro.

Sei que não estou sozinha ao dizer que cresci assistindo as adaptações da Disney, e que sou completa e irremediavelmente apaixonada por elas.

Sempre fui uma amante de livros, e quando descobri a respeito da existência de LIVROS que contavam uma história que eu já amava há anos, foi mágico.

Nessa época eu tinha 10 anos, havia acabado de começar o 6o ano (Antiga 5a série), e fingia ir à biblioteca da minha escola somente por ser obrigada (Claro que ninguém realmente se importava).

Ok, talvez você não saiba muito bem sobre o que eu estou expressando meu amor, então deixe-me explicar.

O livro “O diário da princesa” é o primeiro volume de uma série do mesmo nome, escrita por Meg Cabot, e que conta com dois filmes.

No primeiro volume nós conhecemos Amelia Thermopolis, uma adolescente que descobre ser a única herdeira do trono do reino (fictício) de Genóvia.

Com uma vida até então normal, Mia agora tem que aprender a lidar com o cargo de princesa, além de todos os seus problemas como uma típica adolescente.

Assim, nós acompanhamos tanto a sua paixão pelo garoto mais popular da escola, sua melhor amiga louca, e suas inseguranças com o próprio corpo, quanto sua dificuldade em se enquadrar no papel de princesa.

O livro é super bem-humorado, já que acompanhamos o desenvolvimento de toda a história a partir de textos – nada dramáticos – escritos por Thermopolis em seu diário.

O primeiro filme é parecido, mas o segundo destoa totalmente dos livros (Além do mais, tem muito mais história, contada nos próximos livros.

Antes de finalizar esse texto, eu tenho alguns avisos para dar: O livro é recheado de referências ao início dos anos 2000, momento em que se passa. Não é nada que te impeça de ler, caso não as conheça, mas talvez incomode se você não gosta desse tipo de coisa.

Como o livro foi escrito há algum tempo, percebi que a Mia é um pouco mais imatura que os adolescentes de hoje em dia, principalmente nos primeiros livros (Para mim, foi maravilhoso que eu tenha lido até o quarto livro com 10 e terminado a série com 12, do contrário não sei se a Mia não teria soado um pouco irritante no início).

Considerando tudo, tenho consciência de que isso pode tanto ser um livro ótimo, relembrando a adolescência/fazendo você se identificar, quanto uma péssima leitura, onde tudo o quer você quer fazer é esganar a personagem.

De qualquer forma, eu TINHA que indicar a série pra vocês.

Beijinhos, beijos, abraços. O que vocês quiserem ❤



Título: O diário da Princesa

Autor (a): Meg Cabot

Editora: Galera Record

Sinopse: Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono. Um grande romance que chega às telas em uma produção dos estúdios Disney.

Deixe um comentário

