[RESENHA] O ORFANATO DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES

Oi, estou bem! O que já é muito, considerando todos os perrengues que eu passei nos últimos tempos. Descobri segredos de família, passei por diversos problemas, desvendei lugares novos, tive o meu emocional colocado a prova… E tudo isso aconteceu apenas durante a leitura de O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares.
O livro é narrado por Jacob Portman: um jovem que freqüenta a escola, trabalha no negócio da família, e ouve, admirado, as histórias do avô.

Há muito tempo ele deixou de acreditar que aqueles contos de fada eram verdade, confiando na explicação do pai para todas aquelas invenções por parte do Vovô Portman.

Isso até o momento do terrível acontecimento que divide a sua vida em Antes e Depois.

Posso dizer para vocês que o melhor a se fazer é parar essa resenha por aqui, ler o livro todo, e depois voltar pra conferir a minha opinião.

Fiquem calmos, não irei soltar nenhum spoiler, porém realmente acredito que quanto menos você souber sobre o livro, mais prazerosa se torna a leitura.

Se você vai continuar, o mínimo que eu posso fazer é me esforçar pra que as palavras façam jus a todas as emoções que essa leitura me trouxe.

Primeiro quero começar com uma nota rápida falando da beleza desse livro. Ganhei-o em capa dura (+ Jacket), e posso dizer que ele é inteirinho lindo.

Tem um detalhe na capa (Na de verdade), uma folha que antecede cada capítulo, até os detalhes no rodapé são bonitos. O único problema é que, além de ele ser grande (Em altura, comparando com o tamanho médio dos livros), as letras são um pouco pequenas.

Em compensação, as imagens são o complemento perfeito pra trama, trazendo tudo mais perto do real. Elas me ajudaram muito, como leitora, já que algumas cenas descritas são extremamente inusitadas, peculiares.

Finalmente me referindo à trama, não sei nem por onde começar os meus elogios.
O começo é extremamente bem trabalhado, além de não ser corrido, o que faz com que você consiga entrar na história e acompanhar cada acontecimento.

E, mesmo sendo a parte mais “normal” da obra, acho que o começo foi a parte que eu achei melhor escrita.

Não bastasse a escrita apaixonante do Ransom e a narrativa bem elaborada, ainda temos o Jacob (Não, não estou me referindo ao lobisomem.).

Em suas reações ele se mostra um menino tão real, que se não fossem eventos tão fantasiosos esperaria encontrá-lo no mundo real. A não ser em certos momentos, quando ele começa a querer se achar a “última bolacha do pacote”, o salvador do universo.

Isso não chegou ao nível de me irritar, nem mesmo perto da maioria dos Young Adults, mas não posso negar que estava ali.

A questão foi mais que, mesmo tendo considerado Jacob muito humano, não consegui criar vínculos com ele.

Em minha opinião os personagens poderiam ser mais bem desenvolvidos, tanto o principal quanto os outros.

Não sei se isso muda nos próximos livros (É uma trilogia), contudo senti falta de conhecer melhor a história de certos personagens. Parecia que apenas em momentos específicos falavam de determinada pessoa, sendo que a trilha de cada um poderia ser revelada durante a obra.

Por volta da metade do livro, me deparei com o ritmo da história um pouco mais lento, sem grandes avanços.

Acredito que era necessário para criar uma base para os acontecimentos do final, porém acabou me deixando com um pouco de preguiça de continuar.

Ainda bem que eu continuei, porque logo depois é merda atrás de merda. Quando você pensa que os coitadinhos tão em paz, BOMBA!

No final dessa resenha, mesmo com os pontos negativos, o que queria deixar gravado pra vocês é que esse é um livro bem escrito, que desde o começo te captura.

Com uma narrativa envolvente e imagens maravilhosas, depois que você mergulhar na história desse orfanato, não tem mais volta.

Ficha Técnica

Título: O orfanato da srta. Peregrine para criança peculiares

Título Original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children

Autor: Ransom Riggs

Editora: LeYa

Quantidade de páginas: 336

Avaliação: 9,0

Beijinhos, beijos, abraços. O que vocês quiserem ❤

 

Deixe um comentário

